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Talvez não associe a denominação a uma influenciadora virtual brasileira que ganhou projeção internacional no Festival de Criatividade Cannes Lions, a Lu do Magalu.  Há outros exemplos no segmento de moda, nos Estados Unidos temos Lil Miquela, uma influenciadora virtual independente que representa o segmento de luxo, mas que não está vinculada a nenhuma marca em particular.   A notoriedade dessa influenciadora virtual americana extrapola fronteiras, em diversos momentos aparece acompanhada de outras personalidades, tem até mesmo um namorado “humano”. No Brasil, observamos essa estratégia em algumas redes de varejo, como...

  A Consultoria Mc Kinsey aponta que uma das prioridades dos CEOS em todo o mundo é a reconstrução da a experiência do colaborador, com o objetivo de reengajar a força de trabalho. Para isso, será preciso pensar sobre o trabalho híbrido, em planos de retenção de talentos e, também, sobre o escritório do futuro. Essa prioridade exige refletir sobre o que é o engajamento no trabalho – um estado mental positivo do colaborador, fruto da sua energia e esforço laboral investidos em atividades com quais se identifica, sente prazer em executar...

  Dando continuidade à discussão sobre marcas com propósito destaco cinco marcas locais de setores e portes diversos, que revelam a sua razão de existir na prática, porque atuam em prol das pessoas, da sociedade e do seu bem-estar. 1.Mercado Brasco – Minimercado que tem matriz no bairro moinhos do vento. Um empreendimento fruto do sonho de jovens estudantes que criaram o negócio a partir de uma viagem à Europa, onde identificaram a tendência de mercados de bairro, que oferecem produtos de conveniência. Seguindo a sua essência atender a comunidade do bairro...

  Dando sequência a nossa conversa sobre marca com propósito, eu gostaria de compartilhar um exemplo que vem sendo notícia no Brasil. Trata-se da Jumbo, uma rede de supermercados holandesa, que criou checkout de bate papo, onde os clientes – principalmente idosos podem parar para conversar. Por que é uma marca com propósito? Há clareza em relação à razão de ela existir e esse motivo está alinhado à cultura e aos valores da empresa. Essa resposta está na fala da gestora de operações da Jumbo, quando diz: “Como empresa familiar e rede...

Em setembro desse ano estive envolvida na organização do II Encontro de Business & Marketing da ESPM/Sul. Neste evento, buscou-se integrar a comunidade cientifica da área de administração, através da discussão de temas relacionados ao marketing e das suas aplicações às organizações contemporâneas....