Iara Silva é uma consultoria que atua de forma interdisciplinar na gestão de marketing, comunicação/marcas e educação corporativa, com foco na gestão do conhecimento desenvolvido no ambiente interno das organizações para garantir a perenidade das marcas, a inovação e a sustentabilidade dos negócios.

Dispõe de vasta experiência em empresas de serviços – comunicação e entidades de classe, indústria – construção civil e educação – professora de cursos de graduação, pós-gradução e em programas de desenvolvimento voltado a empresas.

PERFIL PROFISSIONAL

É possível ter experiência executiva/de mercado e acadêmica nos campos do marketing e da comunicação?

Não é comum um profissional com essas características, mas escolhi esse caminho, porque na minha visão, o efetivo conhecimento deriva da união entre a prática (conhecimento tácito) e a teoria (conhecimento explicito). A junção dessas duas formas de conhecimento tem sido uma constante na minha vida.

Em 1982, após graduar-me em Relações Públicas pela FAMECOS/PUCRS, ingressei na mesma área no grupo RBS. Em, aproximadamente, dois anos passei à supervisora e, finalmente, gerente da área de comunicação (Relações Públicas e Propaganda). A experiência na gestão da comunicação do Grupo RBS permitiu-me o contato com empresas nacionais e internacionais de diversos setores.

Em 1990, decidi voltar a estudar para aprofundar conhecimentos na área de gestão de marketing e aplicá-los ao meu cotidiano. Para isso, inscrevi-me na prova para seleção da primeira turma de pós-graduação (formação executiva) em Marketing da ESPM e fui aprovada em 1º lugar.

Ao concluir o curso de especialização em Marketing na ESPM fui convidada a integrar a equipe de professores da FAMECOS/PUCRS. Além da especialização, pesou nesse convite o fato de eu ter experiência de mercado. Dali em diante, deu-se início a uma longa jornada em que conciliei as carreiras de professora/educadora e de executiva em empresas.

Na RBS, coordenava a “house” – agência de propaganda da RBS/TV, que dava suporte à área comercial, no que se refere ao relacionamento com o mercado, e produzia comerciais para a RBS/TV e clientes.

A minha atuação na FAMECOS/PUCRS se concentrava nas disciplinas que reúnem conhecimentos teóricos e práticos – assessoria de comunicação, planejamento, projetos (planos de comunicação/relações públicas aplicados à realidade das empresas). O Ministério da Educação passou a exigir formação acadêmica para professores que atuavam em cursos de graduação. Em função disso, em 1998, ingressei no Mestrado em Administração e Negócios da PUCRS.

Antes de concluir o mestrado, deixei a RBS atendendo a convite do grupo Habitasul para gerenciar a área de comunicação da empresa. Em seguida, assumi a gestão de marketing da Goldsztein Construtora e Incorporadora. A atuação na construtora acrescentou-me muito conhecimento devido à natureza do negócio, indústria – construção civil, e, também, a política de vanguarda da empresa em seus investimentos em pesquisas voltadas ao comportamento do consumidor, potencial de mercado, além da coordenação dos lançamentos imobiliários, campanhas publicitárias e de assessoria de imprensa.

Em 2002, decidi dar um novo rumo a minha carreira e passei a dedicar-me integralmente à atividade acadêmica, agora na PUCRS e na ESPM/Sul, nos cursos de graduação e pós-graduação. Como parte dessa decisão ingressei no doutorado em Comunicação Social da PUCRS.

Em 2008, deixei a PUCRS e concentrei minha atuação na ESPM, onde passei a realizar pesquisas acadêmicas, inicialmente, sobre o relacionamento entre agências de propaganda e anunciantes. Em seguida, dei início ao ciclo de pesquisas sobre os estilos de vida e o consumo dos arranjos familiares. Essas pesquisas garantiram a publicação de artigos em revistas nacionais e internacionais da área de administração e comunicação, a participação em congressos dessas áreas e, também, o aprimoramento da atuação em sala de aula, em disciplinas de Marketing, Gestão de Marcas, Planejamento de Comunicação, Inteligência Competitiva, além da orientação de diversos trabalhos de conclusão de Graduação e Pós-graduação – especialização.

CURRÍCULO LATTES

A minha trajetória acadêmica iniciou-se em 1994 na PUCRS, como professora de graduação dos cursos da área de Comunicação Social.

Em 2001 fui convidada para trabalhar na ESPM/Sul, inicialmente, nos programas de pós-graduação e, posteriormente, na graduação, nos cursos de Publicidade Propaganda, Administração de Empresas, Design, Jornalismo e Relações Internacionais. Envolvo-me com diversas disciplinas relacionadas à Gestão de Marketing, à Estratégia de Marketing, Planos de Marketing e de Comunicação.

A minha formação interdisciplinar têm reflexos nas minhas escolhas de pesquisa, no mestrado em administração. A minha dissertação, “A Dimensão Humana da Marca”, abordou a relevância da personalidade da marca para construção do brand equity. Retornei à mesma temática no Doutorado em Comunicação Social, na tese “Uma Leitura da Complexidade da Comunicação na Marca Chanel”, onde tratei da comunicação para construção e perpetuação da Chanel em âmbito mundial.

Desde 2008 desenvolvo pesquisas cientificas, financiadas pela ESPM/SP. A primeira versou sobre o relacionamento entre agências de publicidade e anunciantes. Esse estudo deu origem a um livro “Publicitários + Anunciantes: a dinâmica de uma relação complexa”. A seguir passei a investigar temáticas relacionadas à linha da Cultura e do Consumo. As pesquisas nesse campo concentram-se em questões contemporâneas de interesse da área da administração, com abordagem interdisciplinar, em que predominam estudos de vertente qualitativa, sobre consumo, estilos de vida, identidade, gênero, etc.

Nessa linha, os meus estudos enfocam os Arranjos Familiares, em particular, as questões vinculadas as suas práticas de consumo, estilos de vida, valores, identidade familiar, rituais de consumo, etc.

DEPOIMENTOS

Seriedade e comprometimento

Iara Silva é uma profissional séria, comprometida e engajada com o aprendizado de seus estudantes de graduação e pós-graduação, lato e stricto sensu. É aqui que ela dedicado, ultimamente, a maior parte de seu tempo. Possui grande carisma, desenvoltura e embasamentos teórico e técnico. Faz parte de um grupo cada vez raro de profissionais que mesclam, em alto nível, a experiência acadêmica com a experiência de mercado, atuando, neste último, com desenvoltura e competência em atividades principalmente relacionadas à pesquisa qualitativa e à gestão da comunicação.

– Dr. Luiz Antonio Slongo

Professor e Pesquisador
Alegria contagiante1

Falar sobre Iara Silva é uma grande alegria, pois ela é uma professora que contagia os alunos e ambientes por onde ela passa. A Iara é uma profissional extremamente dedicada, competente, que ensina e faz os alunos aprenderem com uma facilidade única. É aquele tipo de professora que cobra pelo resultado, pela eficiência e aprendizado, mas com uma doçura e leveza que faz com que as aulas sejam esperadas a cada semana. Sua forma de lecionar é interessante e atrai os alunos, sempre unindo a teoria e a prática, embasando os estudos em experiências vivênciais e fazendo com que todos queriam tê-la como orientadora.

– Ana Luiza Ferrão

Diretora das Lojas Gang
Inspiradora

Trabalhar em conjunto com Iara Silva é ao mesmo tempo desafiador e prazeroso. Desafiador porque ela sempre faz o melhor e espera que façamos o mesmo. E nada é mais desafiante do que andar sempre no limite, apresentando a nossa melhor performance e sendo o melhor de nós mesmos. O prazer vem da certeza de ter uma parceira ética, reta, sempre buscando o certo e o justo. O prazer também advém do crescimento contínuo e da aprendizagem. Além do privilégio de estar perto de alguém que tem sempre algo a acrescentar, a nos fazer pensar, a nos colocar a refletir. Divido os projetos de pesquisa e a vida profissional com esta parceira há mais de sete anos. Temos conversas, trocas e dividimos experiências, nestes encontros sempre saio melhor, mais revigorada, mais inteira. Além de tudo isto, compartilhamos histórias, crenças e visão de mundo. Agradeço a vida por ter colocado no meu caminho alguém como a Iara!

– Liliane Rohde

Professora ESPM

ENTRE EM CONTATO

Envie uma mensagem para dúvidas sobre projetos.

Será um prazer lhe atender.