Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/5/51/c5/iarasilva1/public_html/wp-content/themes/moments/framework/modules/title/title-functions.php on line 454

Blog

Iara Silva / Eventos  / FBV 2017 traz pesquisas de comportamento de jovens e casais ‘DINC’ em relação ao varejo

FBV 2017 traz pesquisas de comportamento de jovens e casais ‘DINC’ em relação ao varejo

Em consulta a página do Congresso de Varejo encontrei um texto de jornal/revista que fala a respeito da palestra que ministrei em Outubro. Segue o texto na íntegra.

O Congresso Brasileiro do Varejo, evento paralelo à 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo, apresentou, na tarde desta quinta-feira (13), pesquisas relacionadas ao comportamento de consumidores em relação ao setor varejista. Na palestra “Shopping do Futuro”, Valéria Rodrigues, diretora da Officina Sophia Retail, trouxe um estudo sobre a visão de jovens com idades entre 14 e 18 anos em relação aos grandes centros de compras. Na mesma linha, Iara Silva da Silva, professora da ESPM-Sul e consultora de empresas nas áreas de Marketing, Pesquisa de Mercado e Comunicação, falou sobre o perfil dos chamados casais DINCS, dupla renda e nenhuma criança.

De acordo com Valéria, quatro entre dez jovens de 14 a 18 anos já realizam compras online no Brasil. Então, como esse público utiliza os shoppings? Eles estão sendo usados por essa juventude por motivos diferentes da sua origem, de compra, e estão atualmente muito distantes do que imaginam e idealizam. “Os shoppings do futuro deveriam ser grandes áreas para encontros de diferentes tribos, locais para se relacionar e conviver e não para comprar”, comenta. No imaginário dos jovens, 58% desejam wi-fi grátis em todos os ambientes, 48% querem espaço para interação e convivência e 46% imaginam um ambiente com mais contato com a natureza, sem abrir mão da tecnologia. Há ainda expectativa pela departamentalização, customização, tecnologia e sustentabilidade. “Os shoppings do futuro deverão então se transformar em life centers, centros de convivência”, resume Valéria. A pesquisa foi realizada em 2016 pela Officina Sophia Retail e Abrasce – Associação Brasileira de Shoppings Centers.

Outro estudo apresentado no Congresso apresentou os novos arranjos familiares contemporâneos, com foco principal nos chamados casais ‘DINC’, dupla renda e sem nenhuma criança. “Eles têm elevado poder aquisitivo, concentram-se nas regiões sul e sudeste do Brasil, a maioria tem curso superior ou pós-graduação, e, para as mulheres, a maternidade é uma escolha e não um destino”, comentou Iara. A pesquisadora relatou algumas características do comportamento desse público no Rio Grande do Sul: frequentam restaurantes, buscam por praticidade, tem preocupação com a aparência e alto consumo por produtos culturais, de lazer, de entretenimento e apreciam viagens a lugares que propiciem experiências diferenciadas. Para eles, os shoppings centers são um templo de consumo. “Quem trabalha com varejo para esse grupo, em geral, não vai atender um, mas o casal”, constatou. Segundo a pesquisadora, o estudo tem implicações gerenciais em diferentes setores econômicos, impactando na construção civil, nos bens de consumo, na moda, e em espaços voltados à cultura, como livrarias, cafés, música e galeria de artes.

A FBV 2017 e o Congresso Brasileiro do Varejo encerram nesta sexta-feira (14) no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre. O Congresso conta com a participação de especialistas de renome nacional e internacional em áreas como franquias, inovação, empreendedorismo, economia e marketing digital. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas diretamente no local do evento.

Fonte: http://feirabrasileiradovarejo.com.br/fbv-2017-traz-pesquisas-de-comportamento-de-jovens-e-casais-dinc-em-relacao-ao-varejo/

 

Agradeço à equipe da organização pelo convite.

Atenciosamente,

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]


 

a

Dra. Iara Silva da Silva

Doutora em Comunicação e mestre em Administração de Negócios, é professora na ESPM/Sul e atua como pesquisadora e consultora nos campos do Marketing e da Comunicação.

 

Sem comentários
Enviar um comentário