MARCA COM PROPÓSITO – CASO SUPERMERCADO JUMBO
Dando sequência a nossa conversa sobre marca com propósito, eu gostaria de compartilhar um exemplo que vem sendo notícia no Brasil. Trata-se da Jumbo, uma rede de supermercados holandesa, que criou checkout de bate papo, onde os clientes – principalmente idosos podem parar para conversar.
Por que é uma marca com propósito? Há clareza em relação à razão de ela existir e esse motivo está alinhado à cultura e aos valores da empresa. Essa resposta está na fala da gestora de operações da Jumbo, quando diz: “Como empresa familiar e rede de supermercados, temos um papel central na sociedade. As nossas lojas são um ponto de encontro e isso significa que podemos fazer algo para combater a solidão”.
Mas, não basta ser marca com propósito só no discurso, é preciso colocá-lo em prática e o checkout de bate papo, também conhecido como caixa lento, é uma dessas iniciativas.
A Holanda tem 1,3 milhão de pessoas com mais de 75 anos. Essa iniciativa foi incorporada pelo Ministério da Saúde Holandês, por seu intermédio, faz o mapeamento e encaminha equipes de atendimento para aqueles idosos que estão em situação de risco.
Esse exemplo, traz à tona uma iniciativa simples, passível de execução, mas que exige olhar para dentro da empresa – cultura e valores e compartilhá-los com a equipe. Os colaboradores é que irão dar voz e materializar o propósito da marca.
Você empreendedor ou gestor já pensou sobre a razão de existir, o propósito do seu negócio ou marca? Como ter lucro e ainda estimular o bem-estar da comunidade onde atua?
Vamos marcar um papo? Precisa de uma consultoria?
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