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Iara Silva / Sem categoria  / MARCAS COM PROPÓSITO GAÚCHAS

MARCAS COM PROPÓSITO GAÚCHAS

 

Dando continuidade à discussão sobre marcas com propósito destaco cinco marcas locais de setores e portes diversos, que revelam a sua razão de existir na prática, porque atuam em prol das pessoas, da sociedade e do seu bem-estar.

1.Mercado Brasco – Minimercado que tem matriz no bairro moinhos do vento. Um empreendimento fruto do sonho de jovens estudantes que criaram o negócio a partir de uma viagem à Europa, onde identificaram a tendência de mercados de bairro, que oferecem produtos de conveniência. Seguindo a sua essência atender a comunidade do bairro moinhos de vento, formada por pessoas que trabalham e residem na região. Entre os moradores o Brasco tem como clientes – adultos maduros com mais de 65 anos. Durante a pandemia, muitos não tinham como sair de casa para as compras essenciais. O Brasco começou a ligar para essas pessoas para ver o que precisavam em casa, estruturavam uma lista, de acordo com as necessidades do cliente e entregavam em casa.

  1. Agência Bistrô – Prestadora de serviços de comunicação que para empresas de diversos segmentos, com sede em Porto Alegre. A configuração da equipe reforça o propósito da marca – acolher a diversidade. Em cargos de liderança, 69% são ocupados por mulheres; 23% por pretos e pardos e 38% lgbtqia+. A diversidade também está presente nos demais níveis da agência, onde 9% dos colaboradores são pessoas com mais de 40 anos de idade.   Esses indicadores são atualizados semestralmente, mediante declaração anônima dos integrantes da equipe, para que a empresa possa acompanhar o nível de acolhimento à diversidade na equipe.

3.Revoada – Marca de Moda Sustentável, com sede em Soledade/RS. Desenvolve produtos, brindes corporativos a partir de resíduos de câmaras de pneu e guarda-chuvas descartados. Atua também com serviços de consultoria a indústrias para que repensem o processo de geração de resíduos, criem eco-produtos e revisem os processos produtivos de forma a estimular o consumo consciente. Os produtos e serviços ofertados pela Revoada denotam o seu propósito. E os indicadores da marca traduzem o impacto da sua atuação, desde 2013, foram “24 mil toneladas de uniformes transformados, 25 mil guarda-chuvas reinventados, 20 mil toneladas de câmaras reinventadas, mais de 200 mil pessoas impactadas, através dos produtos e mais de 10 mil pessoas beneficiadas pela renda gerada”.

 

4.Dakota – Indústria de calçados que desenvolve coleções de moda inclusiva, com diversas unidades fabris fora do Rio Grande do Sul e matriz em Nova Petrópolis. A marca oferece um calçado adaptável ao uso de órteses ortopédicas. Esse produto é resultado de uma parceria com Isabela Savaget, Influenciadora Digital, que ao longo de 1 ano ofereceu consultorias para a Dakota, fez protótipos e avaliações até chegar ao calçado ideal para atender as pessoas com essas necessidades. O lançamento do produto ocorreu no Dia de Luta da Pessoa com Deficiência e foi protagonizada por Isabela Savaget  https://www.youtube.com/watch?v=13NV9oOhlVg. A Dakota também desenvolve programas dirigidos aos colaboradores para reforçar esse valor da marca – a inclusão social. Essas práticas conferem legitimidade à atuação da empresa e ainda promovem a culturalização do propósito da marca, em âmbito interno, à medida que os colaboradores vivenciam os valores propagados nos produtos e na comunicação da Dakota.

  1. Ecco-Cambará Hotel – Hotel situado na cidade de Cambará/RS, voltado ao turismo sustentável. É um empreendimento totalmente sustentável, desde a sua construção até o sistema de gestão dos meios de hospedagem. O início das atividades deu-se em 2009, um período em que ainda não era comum investir em um projeto dessa natureza, até mesmo, pelo fato de os custos serem mais elevados – 30% mais caro do que uma estrutura convencional. Os colaboradores são treinados para realizar as suas atividades com foco na sustentabilidade, os hospedes são estimulados a participar de atividades na região. E os fornecedores do entorno são estimulados, por meio de uma carta-compromisso, a colaborar, respeitar e disseminar práticas sustentáveis. O caso do Ecco-cambara Hotel ilustra a importância de os gestores da marca envolverem os stakeholders para engajá-los – colaboradores, fornecedores, comunidade e os hóspedes – precisam aderir as práticas sustentáveis para que o hotel cumpra a sua finalidade – ser sustentável.

Esses exemplos reforçam que é possível construir marcas com propósito, que elas podem gerar lucro e também contribuir para o bem-estar da sociedade. Você conhece outras marcas gaúchas que tem propósito? Quais valores e/ou atributos em uma marca que geram conexão com você? Me Fale!

 

Os fornecedores do entorno são sensibilizados e pedimos o apoio por meio de uma carta-compromisso, onde se comprometem a colaborar, respeitar e disseminar as práticas sustentáveis. Dentro do possível, priorizamos fornecedores de produtos e serviços do nosso estado para sensibilizar o hóspede em provar o que é feito no Rio Grande do Sul.

 

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