Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/5/51/c5/iarasilva1/public_html/wp-content/themes/moments/framework/modules/title/title-functions.php on line 454

Blog

Iara Silva / Publicações & Artigos  / ESTILOS DE VIDA LÍQUIDOS: CASAIS DINC (DUPLO INGRESSO, NENHUMA CRIANÇA)

ESTILOS DE VIDA LÍQUIDOS: CASAIS DINC (DUPLO INGRESSO, NENHUMA CRIANÇA)

Neste artigo investiga-se o estilo de vida dos casais DINC – que integram um novo tipo de arranjo familiar, típico das grandes cidades, formado por indivíduos com elevada renda e escolaridade. Com base nessas características, na primeira fase da pesquisa (qualitativa) foram ouvidos 7 casais porto-alegrenses, integrantes das classes A e B. As entrevistas realizaram-se nas residências dos casais entrevistados, o marido e a mulher foram ouvidos em separado para captar-se efetivamente os sentimentos e as percepções de cada um. Observou-se também a casa, objetos de decoração, fotos de família, os armários e a geladeira para  conhecer em detalhes os seus hábitos de consumo, as marcas da sua preferência, enfim o cotidiano do  casal. Na segunda fase da pesquisa (quantitativa) realizaram-se 75 entrevistas pessoais, com aplicação de questionário para medir as características identificadas na etapa qualitativa.  Como resultados desta pesquisa, destaca-se que os casais DINC tem um estilo de vida plural típico da pós-modernidade, que valoriza a liberdade para seguir por caminhos diferentes dos convencionais, até mesmo pelo fato de terem escolhido não ter filhos. Consomem produtos culturais – musica, cinema e artes,  gostam de viajar, costumam almoçar e jantar fora de casa.    Entre os casais investigados identificam-se três estilos de vida diversos, os encasulados  priorizam a casa, o lar; os conformados têm afinidade mediana com a casa, não cuidam da saúde e gostam de tecnologia e os conjugados que, entre os grupos de pertença, priorizam o cônjuge.

Link: http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/viewArticle/2385

Atenciosamente,

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]


 

a

Dra. Iara Silva da Silva

Doutora em Comunicação e mestre em Administração de Negócios, é professora na ESPM/Sul e atua como pesquisadora e consultora nos campos do Marketing e da Comunicação.

 

Sem comentários
Enviar um comentário