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Iara Silva / Comunicação  / O protagonismo da comunicação nas empresas do segmento de moda

O protagonismo da comunicação nas empresas do segmento de moda

Hoje se acompanham inúmeras discussões, por exemplo, as questões de gênero – algumas marcas produzem moda sem gênero. O envelhecimento da população também é um fator que impacta no setor – as mulheres mais maduras em geral, não se sentem representadas pela moda. Elas gostariam de usar produtos com conceito de moda, porém, não encontram do seu tamanho ou ainda os modelos não se adequam ao seu biótipo, ou ao ambiente corporativo.

Há ainda os consumidores engajados em causas sociais, ambientais que questionam o consumismo, o descarte de produtos e os prejuízos que causam ao meio ambiente.  O consumidor contemporâneo não adere à moda imposta, tem amplo acesso à informação e questiona a forma como os produtos foram produzidos. As empresas que operam no setor precisam desenvolver um novo olhar sobre a moda, eclético, acessível e inclusivo, livre de estereótipos.

As organizações de varejo, um dos principais pilares da economia gaúcha e brasileira tem um papel fundamental nesse cenário. O varejo envolve um conjunto de atividades que abrange o processo de venda de produtos e serviços para atender determinada necessidade pessoal do consumidor final.  O composto de marketing do varejo envolve um conjunto de variáveis: mix de produtos (variedade da linha, qualidade, serviço); preço (crédito, custo/benefício); comunicação (propaganda, relações públicas, promoção de vendas, merchandising, patrocínio, venda pessoal, comunicação na internet, sinalização); apresentação (loja, departamentalização, planograma); pessoal (atendimento, rapidez, serviços); ponto (localização, acesso, visibilidade).    

Desses elementos destaca-se a relevância da adequada gestão da comunicação no segmento de varejo/moda. A comunicação no varejo é fundamental para informar, persuadir ou lembrar aos consumidores da empresa, os produtos, as ofertas, as promoções, os eventos, a localização, as inaugurações e, também, para posicioná-la no mercado.

Há inúmeras formas e meios para efetuar a comunicação no varejo. É importante que toda a atividade tenha um direcionamento e coordenação únicos, de forma que o conjunto tenha unidade e sinergia para que se comunicação e posicionamento coerentes e sejam alcançados resultados. Essa busca por coerência e unicidade é alçada através da Comunicação Integrada.  

A comunicação integrada consiste no conjunto estruturado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou consolidar a imagem junto a públicos específicos ou a sociedade.    

A elaboração do planejamento de comunicação integrada do varejo envolve a participação do cliente na construção do briefing (conjunto de informações) que irá orientar o desenvolvimento do plano de comunicação integrada. Com base nessas informações são definidos:  os objetivos, o orçamento para o período planejado, a estratégias, táticas, formas de comunicação que serão utilizadas; plano (documento) de comunicação integrada, onde são detalhadas todas as ações a serem realizadas e colocadas em um cronograma; e as formas de coordenação, implementação, execução e controle do plano.       

 

Atenciosamente,


 

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Dra. Iara Silva da Silva

Doutora em Comunicação e mestre em Administração de Negócios, é professora na ESPM/Sul e atua como pesquisadora e consultora nos campos do Marketing e da Comunicação.

 

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